Visagismo em 3D
17/12/2018
VISAGISMO 3D: A TÉCNICA QUE TRAZ PERSONALIDADE AOS SEUS CABELOS
17/12/2018
mostrar tudo

Como o visagista 3D pode te ajudar no seu novo visual

Mudar o cabelo é uma das principais transformações  de quem quer adotar um novo visual e isso se deve ao fato de que nossas madeixas expressa muito sobre nós. Daí a importância de analisar e pensar bem sobre a mudança. Para isso, existe um profissional para te auxiliar, que geralmente é o visagista.Mas sabia que existe um tipo mais moderno de visagismo, que faz um trabalho ainda mais profundo?

 

Bom, se você não está entendendo nada sobre isso, vamos pontuar algumas coisas para ficar mais claro. O visagismo é uma técnica em que o cabeleireiro analisa matemática e geometricamente o que se adequa mais ao rosto da cliente, ressaltando qualidades e escondendo possíveis defeitos. É dessa fonte que nasce o visagismo 3D, um método bem parecido com seu progenitor, mas que possibilita a mudança do cabelo a partir de artifícios que vão além da geometria.

Com um olhar mais profundo sobre o cliente, o visagismo 3D leva em consideração não apenas os traços físicos da pessoa, mas também seu estilo, perfil, gostos e sobretudo qual mensagem quer transmitir com a nova mudança. O visagista Armando Bessa, aluno do criador do visagismo 3D Claude Juillard, fala que o método vai além da matemática: “Não se trata de matemática e geometria apenas, que define uma tabela de tipos de cortes para tipos de rostos, mas vai além, enxerga além. Permite ver o que é singular, único em cada pessoa” afirma o especialista.

Armando conta que aplica técnicas importantes para mudar o cabelo de uma cliente. Em primeiro lugar ele ressalta que temos dois tipos de rosto, o interno e o externo e sabendo disso, usará da geometria do rosto para traçar a escultura que será feita, Bessa afirma que é uma técnica do visagismo tradicional indispensável. Além disso, ele faz uma espécie de consulta, ouvindo as expectativas e emoções, mas a percepção e sensibilidade do profissional têm que ser bem desenvolvidas para notar, sobretudo, o que não foi dito pela cliente. Pois é nessas nuances que ele capta características importantes da pessoa.

“ O olhar diz muito, tanto no brilho como quando está ofuscado. O modo de mexer e movimentar os cabelos também são indicativos de pontos de mudanças ou até mesmo de dor e insatisfação, que precisa ser atenuada” afirma o especialista.

O visagista explica que durante a conversa com a cliente, procura  fazer com que ela se sinta à vontade, buscando uma conversa mais próxima, mas sem invadir a privacidade. Algumas perguntas básicas são feitas, como a maneira que a pessoa lava o cabelo, os produtos que aplica, tons e modelos que acha legal. Mas Bessa garante que não são essas as perguntas que trazem o real entendimento das expectativas. “ É uma conversa descontraída, longe de ser um questionário para a formação de um diagnóstico, passando por assuntos vários vão trazendo à tona, pontos que devem ser focados. Então, a partir dessa percepção,podemos fazer as perguntas certas. Entender o “por quê” é mais importante do que apenas saber o “o quê”.

Por fim, pergunto como Bessa lida quando uma cliente quer adotar um novo visual mas que não ficaria bom com o estilo dela. “A regra de ouro é nunca utilizar palavras que depreciem, mas apontar com sutileza os pontos marcantes do cliente” afirma. O especialista ainda ressalta que a palavra chave é respeito, tanto com os sonhos, quanto com a autoestima e desejos da cliente, mas que procura passar e esclarecer com sutileza seu olhar técnico.